Taxa de câmbio: US$ 1,00
A grande maioria das lojas mostra os preços em dólares.
As lojas aceitam dinheiro (dólares, reais ou guaranis). Uma grande parte das lojas também aceitam cartão de débito e crédito internacional.
Quando você faz uma compra no cartão (tanto de débito quanto de crédito) as lojas normalmente cobram um valor por volta de 8% a mais sobre a compra e tem os 6,38% de IOF cobrados pelo governo brasileiro. Outro fator que deve ser analisado é que a cotação utilizada pela operadora de cartão de crédito é do dólar comercial (que é alguns centavos mais baixa que a cotação praticada no Paraguai) e mesmo assim ainda fica um pouco mais caro. O cartão utilizado para fazer a compra deve ser internacional e a fatura é fechada em guaranis (moeda do Paraguaí). Como o fechamento é em guaranis para compras no cartão, é importante ficar atento na cotação do guarani com relação ao dólares que a loja faz. Algumas lojas falam que não tem acréscimo, mas colocam o adicional apenas no valor em guarani e fica difícil de saber pois é um número muito alto. Para isso, sempre olhe numa casa de câmbio o valor de venda do dólar em guarani e compare com a cotação da loja. Deve ficar entre 5% e 10% a mais na loja. Mais que isso, desconfie.
A melhor maneira de pagar as compras no Paraguai é utilizar o dólar em dinheiro e evitar cartão de crédito. Isto porque mesmo que as lojas aceitem os três tipos de moeda, os produtos expostos nas lojas são oferecidos em dólar. Quando você opta em pagar em reais, a loja faz a conversão do dólar para o real utilizando uma cotação diferente das casas de câmbio, que na maioria das vezes costuma ser mais cara. Recomendamos trocar o real por dólar nas casas de câmbio do Paraguai.
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Cookies .
A aceitação dos Termos de Uso e a Política de Privacidade possibilitará a visita ao nosso site.